São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
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Licenciar é alternativa

FÁTIMA FERNANDES; DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A tendência é aumentar cada vez mais o número de marcas brasileiras também por meio de licenciamento.
Um consultor especializado em marcas, que prefere não ser identificado, informa que já existem no exterior empresas interessadas em licenciar marcas brasileiras -sobretudo na linha de calçados.
Ele diz que o valor de uma marca está muito atrelado ao volume de vendas do produto que leva seu nome ou com sua capacidade de gerar caixa.
Assim, como o mercado brasileiro é grande, as chances de uma marca brasileira atrair o interesse de uma empresa estrangeira são grandes.
Victor Eduardo Báez, diretor da Coopers & Lybrand, diz que os estrangeiros estão de olho nas marcas brasileiras há dois anos devido a estabilização.
As empresas estão descobrindo que vender lá fora produtos com outras marcas diminui a rentabilidade. A Garoto, fabricante de chocolate, é um exemplo.
A empresa começou a exportar na década de 80 sem a marca Garoto. No período, as exportações foram de US$ 10 milhões ao ano.
Há dois anos, a empresa intensificou as vendas externas de produtos com a sua marca. As exportações saltaram para US$ 25 milhões.
(FF e DFe)

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