São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo é uma febre

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois estudantes paulistas embarcam hoje para a França onde vão enfrentar jogadores do mundo inteiro no Pro Tour Paris, campeonato do card game Magic, que acontece de 11 a 13 de abril.
Marco Antônio Machado Giguidice, 15, e Victor Umberto Zwicker Galimbertti, 20, foram selecionados no torneio nacional, realizado nos últimos dia 22 e 23, no Moinho Santo Antônio e na Livraria Devir, em São Paulo.
Os cards games, uma febre mundial, são jogos de cartas inspirados em séries de TV, quadrinhos, cinema etc. Mas há também aqueles com um universo totalmente original, caso de Magic, o mais jogado do mundo (leia texto ao lado).
Marco Antônio, que sai do Brasil pela primeira vez, está otimista: "Acho que dá para chegar lá. Conversei com um amigo que já disputou campeonato no exterior, ele disse que não é tão difícil".
Adepto do Magic há três anos, quando ainda nem havia versão em português, ele conta que o jogo exige raciocínio. "Envolve estratégia, temos de montar o baralho e fazer combinações."
Já Victor foi apresentado ao jogo quando entrou no curso de engenharia elétrica na Póli (USP), em 95. "Aprendi com os caras de lá. Todo mundo ficava jogando no Grêmio", lembra.
Na época, ele jogava RPG (jogo de interpretação de papel), mas foi seduzido pelos cards. "É legal ter os personagens desenhados nas cartas. O RPG é mais complicado para jogar, tem de reunir várias pessoas, carregar livros. Já os cards, eu levo no bolso."
Animado, ele espera conhecer os grandes campeões do mundo em Paris. "Quero ver como eles jogam, tem um sueco que já ganhou quatro para o tours", fala o expert.
O 1º colocado vai ganhar US$ 26 mil. Para os outros 64 melhores, também há prêmios em dinheiro. O torneio mais importante, o Campeonato Mundial, ainda está por vir. Realizado anualmente na cidade de Seattle (EUA), em agosto, terá jogadores brasileiros selecionados em campeonato nacional, provavelmente em maio.
Segundo os cardmaníacos, o jogo atingiu seu auge no Brasil este ano. "A partir de quinta, fica impossível andar pela loja", diz João Marcos Yagima, 21, gerente da Forbidden Planet, um ponto de encontro dos jogadores.
"Há semanas que venho todos os dias e jogo seis horas", diz o "viciado" Armando Sápiras, 14.

Onde jogar em SP: Forbidden Planet, av. Ibirapuera, 2.473, tel. 240-3213 (seg. a sábado, 10h às 20h); Livraria Devir, rua Maracaí, 185, Aclimação, tel. 242-8524 (sábado, 9h às 17h); Gibiteca Municipal Henfil, rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, tel. 574-0389 (sábado, 10h às 17h); Auteni/R, av. São João Batista, 197, sala 22, S. Bernardo do Campo, tel. 457-1760 (sábado, 9h às 18h).

Texto Anterior: Conheça a defesa dos suspeitos
Próximo Texto: O pioneiro Magic lança sua quinta edição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.