São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intérprete evoca Billie Holiday sem amargura

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Qualquer fã de Billie Holiday sabe que mergulhar no sublime e melancólico universo musical da Lady Day não é fácil.
Isso significa -principalmente quando se ouve as gravações dos últimos anos da cantora- tomar contato com uma carga imensa de amargura e tristeza -daquelas de cortar qualquer coração.
Em seu disco-tributo a Billie Holiday, Tony Bennett evita qualquer tipo de atmosfera depressiva.
Com arranjos discretos (apenas o piano de Ralph Sharon e um naipe de cordas) e muita elegância nos vocais, ele consegue evocar Billie sem reproduzir sua tristeza -muito menos imitar seu estilo.
Claro que Bennett não passou por cima dos sentimentos embutidos nas 19 canções que selecionou do repertório da Lady Day.
A versão emocionada de "Willow Weeps for Me", em que o cantor quase sussurra os versos, é um bom exemplo de como Bennett imprime seu estilo sem mudar o caráter da canção.
Só mesmo a idéia de gravar um duo "fake" com Billie Holiday, em "God Bless the Child", não convence. Bennett repete o truque que Natalie Cole usou anos atrás, em duo com seu pai, Nat King Cole. Uma apelação tecnológica que não acrescenta nada às originais interpretações de Bennett.
(CC)

Disco: On Holiday - A Tribute to Billie Holiday
Lançamento: Columbia/Sony
Quanto: R$ 18 (o CD, em média)

Texto Anterior: Bennett vem cantar e pintar no Brasil
Próximo Texto: "Há música dentro de mim", diz Jarreau
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.