São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de crônicas de Callado na Folha será lançado este mês

DA SUCURSAL DO RIO

"Crônicas de Fim do Milênio", livro que reúne 66 textos do escritor Antonio Callado publicados pela Folha nos últimos quatro anos, será lançado no final do mês pela Francisco Alves Editora.
A editora vai relançar também no final do mês "Reflexos do Baile", romance escrito em 1976 e considerado pelo autor seu trabalho mais importante.
Os dois livros mostram dois períodos diferentes da obra de Callado, morto em janeiro deste ano.
A edição de "Crônicas de Fim do Milênio" vinha sendo preparada por Callado desde o final de 1995. O autor fez uma primeira seleção das crônicas, trabalho que depois foi finalizado pela editora.
O livro, de 496 páginas, tem uma apresentação feita por Eduardo Portella, membro da Academia Brasileira de Letras -da qual Callado também fazia parte- e presidente da Fundação Biblioteca Nacional.
Para Portella, "Crônicas" mostra a diversidade intelectual de Callado, em textos que apresentam "pedaços de vida do Brasil e do mundo às vésperas de um outro século".
A orelha do livro foi feita pelo diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho.
A nova edição de "Reflexos do Baile" traz, no final, o ensaio "O Baile das Trevas e das Águas", do crítico e professor de teoria literária Davi Arrigucci Junior.
Nele, o crítico faz uma análise do livro, um romance que tem como pano de fundo os sequestros de diplomatas ocorridos ao final do período de luta armada.
Toda a história é contada a partir de fragmentos de bilhetes e cartas. Assim se reconstitui o plano de sequestrar a rainha Elizabeth 2ª durante uma visita ao Rio. A intenção seria sequestrar a rainha durante um baile na embaixada inglesa.
A orelha da nova edição de "Reflexos do Baile" é de Arnaldo Jabor. Nela, Jabor conta que o romance daria um grande filme e que, apesar de ter comprado os direitos autorais, não conseguiu realizá-lo.
"Impossível; dinheiro estrangeiro só se os guerrilheiros fossem transformados em sórdidos assassinos; dinheiro brasileiro não havia", diz Jabor em seu texto.

Livros: Crônicas de Fim do Milênio e Reflexos do Baile
Autor: Antonio Callado
Preço: R$ 21 (Reflexos do Baile); o preço de "Crônicas" ainda não foi definido

Texto Anterior: Volumes de contos de Stephen King encantam e chateiam
Próximo Texto: 'Segredos e Mentiras' revelou ex-secretária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.