São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

PAS atrasa aluguel de hospital pela 2ª vez

ROBERTO COSSO
DA FT

A Prefeitura de São Paulo atrasou pela segunda vez o pagamento devido à EPM (Escola Paulista de Medicina) pelo aluguel do Hospital Vereador José Storópolis, na Vila Maria (zona norte).
O hospital, onde funciona uma unidade do PAS (Plano de Atendimento à Saúde), é alugado por R$ 1.140.000 ao mês.
Segundo o secretário Masato Yokota (Saúde), o aluguel do hospital deveria ter sido pago no dia 5, mas "houve um pequeno atraso e ficou para dia 15 ou 18".
Yokota atribui o atraso ao fato de a Secretaria Municipal das Finanças não estar "numa situação nada confortável".
Segundo Yokota, um atraso maior aconteceu no final do ano passado, quando a prefeitura ficou três meses sem pagar à EPM. "O que houve foi a recuperação de três meses de atraso. Faltou verbas na Secretaria das Finanças no final do ano passado."
O secretário reconheceu ainda que "algumas coisas" programadas para outras áreas de sua pasta também estão com pequeno atraso, mas disse que não poderia comentar sobre eventuais atrasos no pagamento das contas de outras secretarias.
Ontem de manhã, Yokota conversou com o prefeito Celso Pitta sobre a necessidade de buscar outras fontes de renda para o PAS, além dos cofres municipais.
O secretário declarou que vai discutir as normas do SUS (Sistema Único de Saúde), estudar a vinculação de parte da arrecadação de tributos para a saúde e planejar um sistema para cobrar dos planos médicos o atendimento feito a pessoas conveniadas.
Yokota prometeu instalar um sistema telefônico chamado Disque-denúncia PAS, para atender reclamações.
O secretário Mário Savelli (Administrações Regionais) disse que vai colocar os médicos removidos pelo PAS que estão em sua secretaria para trabalhar. "Se eles recusarem vou mandá-los ao CRM (Conselho Regional de Medicina)."

Texto Anterior: Estado pagará tratamento de doença grave, diz STF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.