São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O Velho' mostra trajetória de Prestes

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quem não conhece o líder comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990) deve assistir a "O Velho". Quem pensa que conhece, também.
O documentário, que marca a estréia de Toni Venturi no longa-metragem, é talvez a cinebiografia mais completa que já se fez de uma personalidade brasileira.
E essa personalidade, no caso, é o principal líder político de esquerda do Brasil neste século.
Dirigente comunista de estatura internacional, Prestes tornou-se uma figura carismática da política brasileira desde que liderou, em meados dos anos 20, a célebre coluna revolucionária que leva seu nome e que atravessou boa parte do interior do país na tentativa de acordá-lo para as reformas sociais.
Cavaleiro da Esperança
Para se ter idéia da importância de Prestes, e do prestígio nacional que adquiriu, basta lembrar que Jorge Amado lhe dedicou um livro célebre, "O Cavaleiro da Esperança", e que muitos brasileiros chamam-se Luiz Carlos em sua homenagem.
Para dar conta da complexidade dessa figura controversa e de sua inserção na história da República brasileira, "O Velho" recorre a um rico material de arquivo e a depoimentos valiosos de parentes de Prestes, amigos, políticos e historiadores.
Segue, nesse sentido, um formato até certo ponto convencional.
Entre os depoentes estão o ex-governador Leonel Brizola, o arquiteto Oscar Niemeyer, o historiador Nelson Werneck Sodré e o jornalista Fernando Morais.
Nem todos falam bem do "velho", mas todos reconhecem sua integridade e sua coragem.
Há, ainda os depoimentos mais pessoais, da viúva do biografado, Maria Prestes, e de seus filhos -menos a filha Anita Leocádia, que não quis falar ao diretor por considerar que o filme traria uma imagem distorcida de Prestes.

Filme: O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes
Produção: Brasil, 1997
Direção: Toni Venturi
Quando: hoje, às 20h, e amanhã, às 16h
Onde: Centro Cultural São Paulo

Texto Anterior: Programação de hoje
Próximo Texto: Brasileiro que mora na França filma 'ensopado étnico' guiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.