São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro que mora na França filma 'ensopado étnico' guiano

ISABEL GNACCARINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um brasileiro que mora na França faz um filme em co-produção com TVs da Bélgica e da Dinamarca sobre o ensopado da Guiana.
Dessa "salada" resultou o documentário "O Ensopado de Awara", do brasileiro Cesar Paes, que será exibido hoje na seleção internacional do 2º Festival Internacional de Documentários.
O documentário usa a lenda sobre o ensopado de Awara, típico da Guiana, para falar do grande encontro de etnias nesse departamento francês nas Américas.
*
Folha - Como é que um brasileiro vem ao país integrando a seleção internacional do festival de documentários?
Cesar Paes - Acho que o "É Tudo Verdade" é praticamente meu renascimento no Brasil. Vim com meu filme anterior, "Guerreiros do Silêncio", abrir a mostra de filmes franceses na Rio 92. Mas acho correto estar na seleção internacional. O filme tem co-produção da televisão belga de língua francesa e de uma TV dinamarquesa.
Folha - O título, "O Ensopado de Awara", leva a crer que o filme fala sobre culinária. Por que usar receita culinária para falar sobre identidade cultural?
Paes - O ensopado é pretexto para abordar o tema da mistura de culturas na Guiana. Fui a Cayenne participar das filmagens de uma produção sobre a Amazônia. Lá vi chineses, indianos, ameríndios, negros, falando francês ou creole.
Li sobre esse prato, onde se misturam 30 ingredientes, e da lenda relacionada ao Awara, que diz que aquele que comer uma vez do ensopado voltará sempre à Guiana.
Achei que seria um bom começo para falar de identidade. No "Ensopado...", o problema é a identidade. Eu mesmo sou brasileiro, vivo na França, sou de origem libanesa e portuguesa, falo quatro línguas. Qual é a minha identidade?

Texto Anterior: 'O Velho' mostra trajetória de Prestes
Próximo Texto: Programação traz destaques da Austrália e da Dinamarca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.