São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido põe em discussão se arquitetura é ou não arte

Encontro reúne artistas, arquitetos e estudiosos do assunto

WAGNER ARAUJO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM LONDRES

Artistas, arquitetos e estudiosos discutem em Londres o desenvolvimento de construções e paisagens. Trata-se da série de eventos "Art and Architecture".
Ela é patrocinada pelo Conselho de Artes da Inglaterra, em colaboração com a Royal Academy of Arts, RIBA Architecture Centre e RSA (Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactureres and Commerce).
Os debates começaram em março e devem acontecer até junho. Os profissionais da forma estão sendo convidados a assumir também o papel de investigadores e responder algumas questões.
Há crescimento no número de colaborações entre artistas e arquitetos em projetos públicos. Os organizadores dizem que os debates podem contribuir para uma melhor aplicação do dinheiro.
No primeiro debate, dia 12 de março, professores, arquitetos, artistas, estudiosos ingleses e convidados de outros países debateram se arquitetos podem se chamar de artistas, se a educação de arquitetos deve ser diferente da de artistas e, nesse caso, como deve ser a educação de um artista.
Enquanto artistas hoje em dia assumiram, como foi levantado durante a discussão, o papel de inovadores, abrindo caminho na direção do futuro, a arquitetura tem sido chamada de arte social e o papel dos arquitetos tem sido fazer a vida das pessoas mais confortável.
Mas há um fantasma rondando o dia desses profissionais, o que, para muita gente, é hipocrisia.
O que é arte, o que é arte funcional e como conciliar essas teorias no milênio?
A segunda parte da série, "Fused", começou no dia 7 deste mês e vai até 3 de maio, no RIBA architecture Centre.
Esse Centro convidou três times de arquitetos e artistas para transformar três grandes espaços das construções do Royal Institute of British Architects nos anos 30.
O processo de colaborações vai ser filmado em vídeo, com entrevistas que serão feitas durante as transformações.
O objetivo é mostrar disparidades e similaridades no enfoque do trabalho, percepções e influências, dando ao público oportunidade de se aproximar do processo criativo.
Arquitetos, artistas visuais e músicos criaram instalações e composições que poderão ser vistas e apreciadas ao vivo pelo público.
Dia 28 de abril, durante o fórum "Frames of Mind" serão discutidos os enfoques das disciplinas arte e arquitetura nas escolas, como também os problemas e tensões decorrentes do encontro dessas duas profissões.
Esse evento está programado para a RSA. Também no ICA-Institute of Contemporary Arts, a relação entre as artes e os artistas das formas está em discussão, com a série de conversas "Spaced Out 3".
É baseada no potencial de práticas interdisciplinares além da arquitetura, englobando novas tecnologias, artes visuais, poesia e música. Essa série deve ir até junho.

Texto Anterior: Exposição retrata circos londrinos
Próximo Texto: 'Swingers' faz retrato intimista da noite em LA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.