São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERBETES

Imagenheiro - Utilizado na corporação responsável pela Disneylândia e Disneyworld para designar os projetistas e construtores das atrações de seus parques temáticos baseadas essencialmente em imagens de diferente natureza (cinema, TV, foto, cenografia etc.) (...).

Indústria cultural - (...) A indústria cultural, cujo início simbólico é a invenção dos tipos móveis de imprensa por Gutemberg, no século 15, caracteriza-se, sugere seu nome, como fenômeno da industrialização tal como esta começou a se desenvolver a partir do século 18. Seus princípios são os mesmos da produção econômica geral: uso crescente da máquina, submissão do ritmo humano ao ritmo da máquina, divisão do trabalho, alienação do trabalho. Sua matéria-prima, a cultura, não é mais vista como instrumento da livre expressão e do conhecimento, mas como produto permutável por dinheiro e consumível como qualquer outro produto (...).

Libertarismo cultural - Modo de política cultural cuja pedra de toque é a defesa da mais ampla liberdade de expressão. O libertário cultural é contrário a toda forma de censura ou autocensura. No debate cultural contemporâneo, marcado por uma acirrada discussão sobre o conteúdo dos meios de comunicação de massa, o partidário do libertarismo cultural defende o direito dos artistas de recorrerem a todos os temas polêmicos mesmo que isso signifique uma porta aberta àqueles produtos culturais que fazem desses temas (em especial a violência e o sexo) uma exploração comercial sem nenhum alcance estético.

Mecenato - Apoio econômico, por parte de um indivíduo, de uma organização particular ou do Estado, ao produtor cultural, de modo genérico, ou à produção de uma obra cultural em particular (...).

Terreiro - Suporte territorial de comunidades litúrgicas no qual se afirma a cultura do antigo escravo africano diante da produção simbólica hegemônica. O terreiro (de candomblé) apresenta-se como o lugar de materialização, construção e reconstrução do modo cultural afro-brasileiro.

Texto Anterior: Dicionário é mais ensaístico
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.