São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga contra o HIV trataria hepatite B

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O laboratório farmacêutico Glaxo Wellcome anunciou ontem que uma droga desenvolvida originalmente para ser utilizada contra o HIV, o vírus que causa a Aids, apresentou resultados promissores contra a hepatite B.
A droga lamivudina, também conhecida como 3TC, funcionou bem em tratamentos clínicos de pacientes que apresentavam graves problemas no fígado provocados pela hepatite B.
O 3TC age como o AZT. Ele inibe uma proteína (enzima) fundamental à multiplicação do HIV, chamada transcriptase reversa.
O estudo realizado por pesquisadores do laboratório envolveu 358 pacientes asiáticos -de Hong Kong, Cingapura e Taiwan- portadores de hepatite B crônica.
"Os resultados sugerem um enorme potencial da droga para nova terapia antiviral em tratamentos de infecção crônica de hepatite B", afirmou o pesquisador Gervais Done.
Durante um ano de estudo, foram registradas melhoras significativas das condições de pacientes que usaram a droga.
A hepatite B é causada por um vírus e causa danos irreparáveis ao fígado. Já existe vacina eficaz contra a doença.

Texto Anterior: Vida pode ter surgido no fundo do mar
Próximo Texto: Clinton deve encontrar os sobreviventes de Tuskegee
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.