São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

Cientistas britânicos acham uma nova galáxia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Astrônomos britânicos afirmam ter encontrado uma galáxia vizinha da Via Láctea. A "galáxia Antlia", como foi batizada, foi descoberta nos arredores das cerca de 30 galáxias que pertencem ao chamado grupo local. A Via Láctea e Andrômeda são as duas principais galáxias espirais do grupo local.
A descoberta pode ajudar a precisar a idade do Universo e a entender a natureza da matéria escura. Acredita-se que a matéria escura, que nunca foi "vista", forme 90% do Universo.
Segundo Mike Irwin, da Universidade Cambridge, autor da descoberta junto com os astrônomos Alan Whiting e George Hau, essa galáxia possui cerca de 1 milhão de estrelas e está a 3 milhões de anos-luz tanto da Via Láctea quanto de Andrômeda.
Um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano.
Devido a sua distância, Antlia teria conseguido evoluir sem que tivesse sido perturbada pela gravidade e outros tipos de interferência vindas de galáxias vizinhas.
A descoberta, apresentada no Encontro Nacional de Astronomia (Reino Unido), também será útil para compreender como o grupo local se movimenta, como evolui e qual a sua massa.

Texto Anterior: Clinton deve encontrar os sobreviventes de Tuskegee
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.