São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa segue posição e propõe chamar embaixadores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os países da União Européia decidiram seguir a posição da Alemanha e suspender o "diálogo crítico" com o governo iraniano. A decisão foi tomada em Bruxelas à noite em uma reunião com técnicos das chancelarias dos 15 países que forma a União Européia.
O Reino Unido disse que endossa "de todo o coração" a proposta européia de retirar seu embaixador de Teerã. Grécia e Itália disseram que precisam consultar seus governo antes de tomar tal decisão.
No caos do Reino Unido, está envolvido, além do veredicto do tribunal alemão, o fato de que o país abriga o escritor Salman Rushdie, condenado à morte em 1989 pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, então líder iraniano. Desde então, as relações entre Irã e Reino Unido estão estremecidas.
Em um comunicado emitido ontem, a Holanda, que exerce a presidência temporária da UE, diz que "convidou os países membros a convocar seus embaixadores para consultas coordenadas sobre o futuro das relações da UE com o Irã. Nas circunstâncias atuais, não há base para a manutenção do diálogo crítico com Teerã".

Texto Anterior: Alemanha acusa Irã por terrorismo
Próximo Texto: Iraque deve ser condenado por ter furado bloqueio aéreo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.