São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA pedem desculpas por falha operacional

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

A CIA pediu desculpas públicas às tropas norte-americanas que participaram da Guerra do Golfo, em 1991, devido a uma falha operacional que colocou em risco a vida dos soldados.
A central de inteligência dos EUA tinha a informação, desde 1986, de que milhares de armas químicas estariam estocadas num acampamento de Kamisiah, no sudeste do Iraque.
A CIA, no entanto, esqueceu de incluir a região na lista que passou ao Pentágono de lugares suspeitos de terem armamentos químicos.
"É um capítulo que não traz boas notícias", afirmou Robert Walpole, agente que supervisiona as investigações sobre norte-americanos expostos a armas químicas durante a Guerra do Golfo.
No ano passado, o Pentágono anunciou que mais de 20 mil soldados podem ter sido contaminados durante o conflito.
(JCA)

Texto Anterior: Iraque deve ser condenado por ter furado bloqueio aéreo
Próximo Texto: IRA atira em policial na Irlanda do Norte; Ieltsin lança nova ofensiva anticorrupção; Coréia vai decidir sobre negociações de paz; Dinamarca e EUA buscam censura à China; Chirac e Kohl querem moeda única em 1999; Morre o compositor Toshiro Mayuzumi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.