São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefonema inexistente; Julgamento sumário; Pirâmides no Suriname; Calúnias repetidas; Conhecimento público; Insensatez; Farra do Boi

Telefonema inexistente
"Em relação à reportagem 'Suspeito de irregularidade ligou para FHC e senadores' (26/3), que cita que eu teria recebido uma ligação do sr. Fausto Solano Pereira, gostaria de esclarecer: eu não conheço esse senhor e nunca recebi nenhum telefonema dele no meu gabinete.
Realmente eu recebi uma ligação no dia 13 de junho de 1996, às 16h20, originada do condomínio Royal Park Ibirapuera, de uma amiga particular, sra. Janaína Camo, que na época residia naquele local.
A própria CPI descobriu um dia depois da declaração aos jornais que o sr. Solano nunca morou nesse condomínio.
Confesso que fiquei surpreso quando vi o meu nome no jornal envolvido com esse escândalo dos precatórios, pois sempre pautei minha vida em conceitos que considero de suma importância para um homem que chega à vida pública, e são esses valores que me fizeram chegar onde estou.
Imediatamente determinei que minha assessoria checasse essa ligação. Foi quando pude descobrir o número do telefone que originou a chamada para o meu gabinete e reconheci imediatamente por se tratar de uma pessoa do meu ciclo de amizades.
Informo também que vou tomar providências legais contra a CPI, no sentido de que sejam reparados os danos morais que sofri com esse episódio, pois no meu entender essa comissão não está sabendo conduzir seus trabalhos, como a própria imprensa está divulgando diariamente."
Celso Russomanno, deputado federal pelo PSDB-SP (Brasília, DF)

Nota da Redação - Leia seção "Erramos" abaixo.

Julgamento sumário
"Sobre a desfiliação do deputado José Augusto do Partido dos Trabalhadores: onde vamos chegar?
Agora o PT tem julgamento sumário, revolucionário?"
Eduardo Jorge, deputado federal pelo PT-SP (Brasília, DF)

Pirâmides no Suriname
"Com referência à nota 'Picaretagem globalizada', publicada no 'Painel' de 19/3, a Embaixada da República do Suriname tem a honra de comunicar o seguinte.
O governo do Suriname e as autoridades do setor financeiro estão conscientes de que o fenômeno mundial relativo aos programas de pirâmide também estão se manifestando no Suriname.
Embora nunca tenham sido constatadas calamidades, e por enquanto não há indicações de que isso possa ser esperado, o governo acha que deve ser feita uma avaliação profunda com a finalidade de determinar a extensão dos mencionados programas de pirâmide e de 'near-banking'.
Os programas de pirâmide foram introduzidos recentemente no Suriname e, segundo as informações obtidas, a extensão deles por enquanto não é tão ampla.
A Folha deve compreender que foi com grande espanto que tomei conhecimento do conteúdo da mencionada nota no que diz respeito à intensidade da preocupação expressa."
Rupert L. Christopher, embaixador do Suriname (Brasília, DF)

Calúnias repetidas
"Face ao noticiário veiculado pela Ilustrada (4/4), dedicado ao festival de filmes documentários intitulado 'É tudo verdade', desejamos registrar a nossa surpresa e indignação com a inclusão do filme 'O Velho -A História de Luiz Carlos Prestes', de autoria de Toni Venturi, numa mostra que, pela sua sugestiva denominação, pretende retratar a verdade.
O referido filme não só está repleto de erros factuais grosseiros como incorre em graves deturpações e distorções em relação ao período histórico supostamente retratado com imparcialidade.
O que se percebe no filme é a repetição de conhecidas calúnias e inverdades, que a direita sempre lançou contra os comunistas e, em especial, contra Luiz Carlos Prestes.
Ao incluir o documentário citado na mostra 'É tudo verdade', seus organizadores, da mesma forma que aqueles órgãos de divulgação que se mostram empenhados em sua propaganda, estão contribuindo para a desinformação do público e para que os estereótipos fartamente propalados pelo anticomunismo dos tempos da 'guerra fria' continuem presentes."
Anita Leocadia Prestes, filha, Eloiza Felizardo Prestes e Lygia Prestes, irmãs de Luiz Carlos Prestes (Rio de Janeiro, RJ)

Conhecimento público
"Solicito que seja publicada a lista dos deputados que votaram a favor e os que votaram contra a reforma administrativa.
Esses senhores precisam saber que 'a maior dor para um povo livre e sensível é o contraste entre as esperanças e os resultados' (Hanoteaux)."
Iracema Alves Lazari (Dourados, MS)

Nota da Redação - A lista foi publicada ontem na edição que circula na Grande São Paulo e está hoje à pág. 1-6 da edição que circula nas demais regiões.

Insensatez
"O rodízio de carros é uma medida que afeta mais a vida dos paulistas do que se imagina.
Estamos diante de uma completa insensatez, uma medida que só se justifica quando a poluição do ar atinge níveis críticos. Nunca de maneira premeditada, como se as autoridades ambientais tivessem bola de cristal."
Bob Sharp, editor técnico da "Autoesporte" (São Paulo, SP)

Farra do Boi
"A 'Maldição do Boi', estúpida e ignobilmente chamada de 'Farra', não é do boi, mas de bandos de vândalos, monstros, bandidos e assassinos em potencial que, sob a cobertura de uma pretensa tradição, aproveitam para soltar toda a selvageria e a brutalidade que vivem retidas dentro de si.
Nesta época, dá revolta e vergonha viver em Santa Catarina."
Eliana Haesbaert (Florianópolis, SC)

Texto Anterior: A crise do indigenismo
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.