São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Saída preferida; Saída de emergência; Comando paralelo; Luta interna; Visão tucana; Começar de novo; Linha auxiliar; Mordida preparada; Guerra das polícias; Efeito Diadema; Disputa interna; Adesão já; Novela sem fim; Desculpa esfarrapada; Acertando os ponteiros; Terrorismo verde

Saída preferida
De posse do mapa do 1º turno de votação da reforma administrativa, articulação paralela à dos líderes faz contas para ver se dá para aprovar o 2º turno na Câmara deixando acordo de extrateto morrer na próxima semana.

Saída de emergência
Enquanto ganha tempo para ver se pode abandonar o extrateto, líderes governistas falam em estendê-lo a todos. Essa saída é arriscada, mas deve ser tentada se FHC achar que perde o 2º turno da reforma administrativa.

Comando paralelo
A pedido de FHC, Luís Eduardo Magalhães, Inocêncio, Moreira Franco e Serjão reúnem-se em Brasília no fim-de-semana atrás de saída para a reforma administrativa. Zé Aníbal, também do grupo, está em São Paulo.

Luta interna
Aécio Neves (PSDB-MG) foi colocado à margem das discussões pelos líderes governistas sobre teto salarial. Não foi convidado para reunião anteontem no Planalto. Os líderes do PFL, PMDB e PPB boicotam o tucano.

Visão tucana
Para o líder do PSDB, Aécio Neves (MG), a melhor alternativa hoje é esquecer o extrateto e tentar manter a reforma administrativa no voto. "Qualquer decisão diferente será muito difícil de bancar", afirma.

Começar de novo
Ex-secretário de Quércia, Rubens Aprobatto prepara candidatura à presidência da seção paulista da OAB. O pleito é visto por grandes advogados como tentativa do quercismo para obter base de rearticulação política.

Linha auxiliar
A rigor, Odelmo Leão (MG) foi o único líder partidário a dizer a FHC que votaria a favor do extrateto, "apesar do desgaste", só porque o presidente pediu. Prometeu entre 40 e 50 votos. No final, arrancou 52 do PPB.

Mordida preparada
Humberto Costa (PT-PE) tem emenda que exclui da prorrogação do FEF a parcela do Fundo de Participação dos Municípios.

Guerra das polícias
A página da Polícia Civil paulista na Internet traz foto da tortura em Diadema e texto dizendo que ela não tem a nada a ver com isso. Depois, dá o endereço eletrônico da PM (webmaster@polmil.sp.gov.br) para "eventuais manifestações de desapreço".

Efeito Diadema
Em três dias, o deputado estadual Rui Falcão (PT) obteve as 27 assinaturas exigidas à apresentação de emenda à Constituição paulista para extinção do Tribunal de Justiça Militar do Estado.

Disputa interna
Pegou mal na bancada do PT na Câmara a suspensão a Zé Augusto (SP) por ter contratado o PM Rambo, pivô de crime em Diadema. O clima esquentou em reunião anteontem com o presidente do partido, José Dirceu.

Adesão já
FHC vai abonar a ficha de filiação de Dante de Oliveira (MT) ao PSDB, depois de amanhã. Junto com ele, afirma o governador, devem aderir pelo menos 30 prefeitos e mais de 200 vereadores.

Novela sem fim
Tucanos federais dizem que estão sendo vencidas as resistências de Álvaro Dias ao ingresso de Jaime Lerner (PR) no PSDB. Em Curitiba, Álvaro diz que ninguém combinou nada com ele.

Desculpa esfarrapada
Justificativa dada pelo Ministério da Fazenda ao Senado para rejeitar projeto que fixa prazo para a entrega dos formulários do Imposto de Renda: demora na aprovação do modelo ou na impressão do formulário.

Acertando os ponteiros
Michel Temer marcou almoço hoje em sua casa em Brasília com Inocêncio (PFL), Aécio Neves (PSDB) e os peemedebistas Eliseu Padilha, Geddel Lima e Henrique Alves, entre outros.

Terrorismo verde
Produtores de cana paulistas argumentam que, se não puderem queimar a palha da cana, a cultura se inviabiliza. O que, no balanço final, significaria 47 milhões de toneladas de dióxido de carbono a mais na atmosfera.

TIROTEIO
De Sérgio Carneiro (PDT-BA), sobre o presidente da Fiesp, Moreira Ferreira, criticar exceção no teto salarial dos deputados negociada pelo governo:
- Ele deveria dizer que serão beneficiados justamente os deputados que sempre são apoiados e financiados pelos empresários que ele representa.

Próximo Texto: Maluco beleza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.