São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o touro que deu vida a 150 mil filhos

Ludy superou desempenho do pai

SEBASTIÃO NASCIMENTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O touro Ludy de Garça, um dos maiores reprodutores da raça nelore do país, morreu ontem aos 16 anos de idade, em Uberaba, no Triângulo Mineiro (MG).
Ludy, que nasceu em Garça, no interior de São Paulo, produziu 220 mil doses de sêmen. Todas foram comercializadas pela Pecplan ABS, empresa de inseminação artificial na qual o touro estava alojado há cerca de 12 anos.
Criadores de nelore calculam que Ludy gerou 150 mil filhos, superando seu pai, Gim de Garça, que produziu mais de 100 mil filhos por meio de inseminação artificial e que morreu em 96. Ambos os touros são originários da criação do paulista Jaime Miranda.
Ludy deixou pelo menos dez filhos na central de inseminação.
Segundo Antonio Carlos Lopes, criador de gado de corte em Ourinhos (SP), junto com seus filhos o reprodutor produziu 1 milhão de doses de sêmen.
"Ludy de Garça inaugurou uma nova era na pecuária de corte brasileira", afirma Lopes.
Segundo o criador, foi ele o touro que passou a transmitir peso e carcaça para seus filhos. "Antes, a preocupação era mais centrada na beleza do nelore", afirma.
Lopes, que também julga gado de corte em exposições agropecuárias, diz que Ludy pesava 1.180 kg. Sua dose de sêmen vale R$ 150.

Texto Anterior: Saiba como declarar venda de imóveis
Próximo Texto: Furto em supermercados vai a US$ 640 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.