São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
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Degustação no Sé somou R$ 32 mil

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A degustação de produtos nas lojas também é contabilizada como perda do supermercado.
Só em 1996, a rede de supermercados Sé perdeu R$ 32 mil com alimentos consumidos e não-pagos nas suas lojas.
A empresa conseguiu quantificar essa quebra por meio das embalagens vazias que foram encontradas pelos corredores.
Degustar um produto no supermercado já é um hábito. Tanto que o Sé já tem até um índice para medir a degustação nas suas lojas.
No ano passado, conta Leonildo Nardi, diretor operacional, esse índice foi de 0,01%. Ele representa o valor dos produtos degustados nas lojas sobre a receita da empresa, de R$ 495 milhões em 1996.
Nardi conta que os supermercados chegam a negociar com fornecedores o reembolso das mercadorias que foram degustadas. "Há negociação em muitos casos."
Para conseguir diminuir as quebras, o Sé acompanha de perto o produto na gôndola para identificar as razões. Uma delas pode ser a embalagem.
O Cândia optou pela colocação de etiquetas com código de barra nos produtos mais caros e em outros que foram escolhidos aleatoriamente.
(FF)

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