São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
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Venda de selo financiará a visita do Papa

Custo é estimado em R$ 7 mi

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A comissão encarregada de organizar os eventos em torno da vinda do Papa João Paulo 2º ao Rio, em outubro, definiu nesta semana o selo que será usado como símbolo do "2º Encontro Mundial do Papa com as Famílias".
O selo será licenciado para empresas que queiram usá-lo em produtos relativos à visita papal, podendo ter emprego em brindes, objetos de uso caseiro e em peças promocionais, desde que aprovado pela Arquidiocese do Rio.
A vinda do Papa e o encontro que terá como tema as famílias têm custo estimado em cerca de R$ 7 milhões. O licenciamento do uso do selo e uma campanha de apoios visam cobrir essas despesas.
Toda a campanha terá como eixo o selo comemorativo do encontro -idealizado por Rafael Rodrigues, da PVDI Design-, formado por uma linha contínua que integra a família (homem, mulher, criança) com a imagem do Cristo Redentor.
Evocando os conceitos de família, fé, Rio e Brasil, esse selo comemorativo será usado também em selo comemorativo dos Correios e Telégrafos.
"Tudo daqui pra frente vai levar essa marca", disse o coordenador de Marketing do evento, Jomar Pereira da Silva, que, em uma sala montada na sede da Arquidiocese do Rio, na Glória (zona sul do Rio), cuida da análise de projetos e da captação de recursos para a visita papal.
Segundo ele, a Rede Globo propôs veicular, a partir de agosto, quatro chamadas de um minuto cada sobre temas que serão discutidos no encontro. Nos sete segundos finais, empresas interessadas no patrocínio teriam direito a fazer sua publicidade.
A Arquidiocese terá participação -ainda a ser calculada, segundo Silva- na receita comercial dos anúncios na Globo. "Vamos procurar outros veículos de comunicação para poder obter receita ou apoio para o encontro", disse o coordenador.
Silva afirmou que o ideal é levantar em negócios, apoios e até doações o equivalente a R$ 7 milhões. "O custo da festa vai ser em função do que arrecadarmos. Mas poderá ser feita até com R$ 2 milhões, R$ 3 milhões", disse o coordenador de Marketing, esclarecendo que sobras eventuais de dinheiro serão encaminhadas para projetos sociais.
Na caneca haveria uma imagem noturna estampada, de material especial, do Pão de Açúcar. Ao se despejar um líquido quente na caneca, a noite vira dia e surgem, ladeando o Pão de Açúcar, as imagens do Cristo Redentor e de João Paulo 2º.
O papa deverá chegar ao Rio em 2 de outubro.

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