São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Back volta à boa forma com 'Zweig'

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Stefan Zweig não era para ser, em princípio, tema de um documentário. O documentário é uma espécie de estágio transitório entre um ambicioso projeto ficcional de Sylvio Back e o nada.
Zweig é o escritor judeu de origem austríaca que veio morar no Brasil no início da guerra, publicou o livro "Brasil, País do Futuro", suicidou-se em 1942.
"A Morte em Cena" trata, substancialmente, de três questões: 1) o livro teria sido uma espécie de pagamento ao governo Vargas pelo seu visto de permanência?; 2) qual sua postura em face do sionismo?; 3) quais as causas de seu suicídio?
O filme pode apresentar problemas para dois tipos de espectadores: os que desconhecem Zweig e os que o conhecem demais. Os primeiros podem não se situar na história; os últimos, achar que o filme não se aprofunda no assunto.
Para os demais, o interesse é grande. Aqui, Back volta ao tipo de documentário que exercitou até o começo dos anos 90.
"A Morte em Cena" coloca frente a frente diversas pessoas que tiveram relações pessoais com o escritor ou estudaram sua vida e obra e, em vez de buscar uma verdade definitiva, deixa que as várias versões se exponham, respirem, ganhem vida, confrontem-se.
Essa forma documental foi muito criticada como "não ser cinematográfica", por privilegiar a palavra em detrimento da imagem. É uma crítica difícil de contestar, tal sua inconsistência.
"A Morte em Cena" não é um filme completo. É um projeto em andamento. Mas nele o cinema está a serviço do assunto que trata -e não o inverso-, é crítico, suscita questões, rastreia o episódio histórico.
Resumindo: Back parece ter superado as malogradas experiências de "documentário visual" iniciadas com "Rádio Auriverde".

Filme: Zweig - A Morte em Cena
Produção: Brasil, 1995
Direção: Sylvio Back
Quando: hoje, às 18h, no Centro Cultural São Paulo

Texto Anterior: Programação de hoje
Próximo Texto: Santos surge com graça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.