São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos surge com graça

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Com "Brevíssima História das Gentes de Santos", o diretor André Klotzel e o roteirista José Roberto Torero realizaram uma façanha: transformaram o que, em princípio, deveria ser um documentário institucional, encomendado pela Prefeitura de Santos, num filme crítico, inventivo e engraçado.
A estrutura adotada é a de um falso documentário (embora os fatos sejam essencialmente "verdadeiros") sobre a história da cidade.
O filme começa com o nascimento, hoje, de um bebê, e busca retrospectivamente sua genealogia, que remete ao fundador de Santos, Brás Cubas, e se tece depois com um sem-número de cruzamentos com índios, negros e imigrantes europeus.
Algumas sacadas são brilhantes. A principal delas é forjar imagens "documentais" do período colonial, mostrando em cada uma delas o representante de uma geração de santistas (sempre interpretado por Ney Latorraca).
Colocam-se no mesmo plano essas imagens encenadas e as imagens de arquivo (de cinejornais e documentários reais). Com isso, cria-se um tecido ambíguo, em que verdade e mentira têm a mesma espessura. O humor amarra o todo sem deixar pontas.
Há passagens de gosto discutível, como a aula de tortura ministrada por um militar (interpretado também por Ney Latorraca) em tom sarcástico, mas nada que comprometa o conjunto do filme, que é, ao mesmo tempo, informativo, crítico e divertido.

Filme: Brevíssima História das Gentes de Santos
Direção: André Klotzel
Quando: hoje, às 20h, e amanhã, às 16h
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000)

Texto Anterior: Back volta à boa forma com 'Zweig'
Próximo Texto: Cineasta francês afirma que documentário não ensina nada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.