São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo atinge catedral que conserva o Santo Sudário

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A catedral de Turim, que abriga o Santo Sudário, foi parcialmente destruída por um incêndio na madrugada de hoje (noite de ontem no Brasil). O Sudário, tecido que, segundo alguns, é o manto que recebeu as marcas do sangue de Jesus Cristo, foi recuperado intacto.
Testemunhas disseram que o fogo atingiu uma grande parte do teto da catedral da cidade do norte da Itália, construída no século 15. "É uma tragédia incomensurável", disse o prefeito Francesco Castellani, uma das centenas de pessoas que foram à praça ver o incêndio.
O Santo Sudário está exposto sob uma cripta de cristal. Desde o século 16 ele está na catedral; nos últimos anos, cientistas retomaram a discussão sobre sua autenticidade -eles discutem sua idade e a identidade do homem cujos traços estão impressos.
O bombeiro que conseguiu recuperar o manto, Mario Trematore, disse: "Deus me deu força para romper o vidro". Ele usou um pedaço de ferro para quebrar a redoma.
Muitas pessoas aplaudiram e choraram quando Trematore saiu da catedral em chamas com o Sudário salvo. Ainda não se conhecem as causas do incêndio, que aparentemente começou na mesma capela em que está o tecido. Até as 23h (em Brasília), o fogo não estava debelado.

Texto Anterior: EUA e UE têm "trégua" sobre Helms-Burton
Próximo Texto: João Paulo 2º desafia tensão de Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.