São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê cai após rejeição a moção de confiança

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê da Índia, Deve Gowda, no poder há quase 11 meses, foi derrubado pelo Parlamento, que rejeitou moção de confiança.
Após a votação, Gowda se dirigiu ao presidente do país, Shankar Dayal Sharma, para apresentar sua demissão. Sharma pediu que o premiê permaneça no poder até que a crise se resolva.
Segundo a TV estatal Doordarshan, 292 deputados votaram contra a moção de confiança. Houve 158 votos favoráveis e seis abstenções. A Câmara dos Deputados é composta por 542 membros.
A coalizão Frente Unida, que sustentava Gowda, se viu enfraquecida quando o Partido do Congresso, com 142 deputados, anunciou seu desligamento do governo.
Líderes das duas forças se reuniram ontem para buscar consenso sobre um novo governo, evitando assim eleições parlamentares. Não conseguiram atingir um acordo.
O grande vencedor do embate entre Gowda e o Partido do Congresso parece ser o Partido Bharatiya Janata (nacionalista hindu).
Segundo analistas políticos, o Bharatiya Janata sairia fortalecido de uma segunda eleição neste ano. A dissolução do Parlamento e a realização de novo pleito dependem do presidente do país.
No Parlamento indiano, não há nenhum partido com a maioria das cadeiras e, portanto, capaz de sustentar sozinho um governo.

Texto Anterior: EUA admitem ter lançado foguetes
Próximo Texto: Giuliani prefere ONU fora de Nova York
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.