São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Giuliani prefere ONU fora de Nova York

The New York Times
de Nova York

DO "THE NEW YORK TIMES"

O prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, fez pouco das ameaças da Organização das Nações Unidas de mudar o local de sua sede. "Se querem sair de Nova York por causa das multas de trânsito podemos achar um outro uso para essa área da cidade", disse em entrevista ao jornal.
A declaração é o mais novo episódio na guerra entre o prefeito republicano e os diplomatas estrangeiros creditados junto à ONU por causa das infrações de trânsito.
Por terem imunidade diplomática, os diplomatas não podem ser multados. Giuliani os acusa de atrapalharem o trânsito da cidade por não respeitarem principalmente as áreas de estacionamento proibido.
A polêmica já divide os próprios americanos, disse o diário. O embaixador dos Estados Unidos na ONU, Bill Richardson, pediu "cabeças mais frias" para encontrar uma solução para o problema.
Richardson disse ao "The New York Times" que estava fazendo esforços para evitar que o assunto chegue a ser discutido na Assembléia Geral da ONU.
Os diplomatas alegam que as novas regras de trânsito impostas por Giuliani em 1º de abril violam os tratados internacionais. Segundo as novas normas, os carros que não tiverem suas multas pagas em um ano, perderão a placa diplomática.
O comitê do país-sede da ONU aprovou anteontem, por treze votos a um e uma abstenção, que a disputa sobre a questão do estacionamento seja levada à Assembléia Geral da entidade.

Texto Anterior: Premiê cai após rejeição a moção de confiança
Próximo Texto: EUA e UE têm "trégua" sobre Helms-Burton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.