São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa atingiu 2.902 doentes

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

Um estudo com 2.902 pacientes que tomaram finasterida ao longo de dois anos mostrou significante melhora nos sintomas da hiperplasia benigna da próstata (HPB), aumento do fluxo urinário e redução no tamanho da próstata.
A pesquisa foi feita com homens de 42 países, entre 50 e 75 anos, e com próstata pesando mais de 40 gramas (dobro de uma normal) O trabalho, coordenado por Michael Marberger, chefe da clínica urológica da Universidade de Viena, foi considerado um dos melhores entre os 1.900 apresentados no congresso de Nova Orleans.
Outros três estudos apresenta dos no congresso mostraram que o uso da finasterida reduziu os casos de retenção urinária aguda em mais da metade. A retenção aguda é um bloqueio total da uretra pela pressão da próstata, exigindo intervenção médica imediata.
Os estudos, multicêntricos e realizados em 46 países, acompanha ram 4.477 homens com sintomas leves para moderados de HPB, por dois anos. Segundo as pesquisas, o grupo de homens que tomou finasterida teve 57% menos casos de retenção urinária aguda, comparado com o grupo que recebeu placebo. O número de pacientes que precisaram de cirurgia também caiu 34%, entre um grupo e outro.
"A retenção urinária aguda é uma ameaça importante para homens com grande crescimento da próstata", disse Jens Thorup Andersen, investigador-chefe e urologista do Frederiksber Hospital, de Copenhague, na Dinamarca.
(AB)

Texto Anterior: Remédio beneficia problemas da próstata
Próximo Texto: 80 soldados participam de operação antidengue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.