São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AT&T e telefônicas européias construirão cabo de fibra ótica

Objetivo é agilizar transmissão de dados entre EUA e Europa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A empresa norte-americana de telecomunicações AT&T anunciou ontem ter firmado acordo com as empresas Telefónica de España, Telecom, da Itália, e Marconi, de Portugal, para a construção de um cabo de fibra ótica que atravessará o oceano Atlântico.
A rede de cabos que unirá os Estados Unidos e a Europa, Columbus 3ª, cuja instalação está prevista para julho de 1999, terá 11 mil quilômetros de extensão, segundo informou a AT&T em comunicado.
O projeto, de acordo com a empresa, está orçado entre US$ 270 milhões e US$ 310 milhões. Pelo sistema, será possível transmitir voz, dados e imagens.
Sua capacidade de transmissão, diz a AT&T, poderá atingir o equivalente a 490 mil chamadas telefônicas simultâneas.
Os cabos de fibra ótica estabelecerão uma conexão contínua entre o Estado da Flórida, nos EUA, e as regiões de Conil (Espanha), Mazara (Itália) e Lisboa (capital portuguesa), além do arquipélago dos Açores, também pertencente a Portugal.
A AT&T, a Telefónica de España, a Telecom italiana e a Marconi serão donas e operadoras das estações nos EUA, na Espanha, na Itália e em Portugal, ainda de acordo com o comunicado de ontem.
Esgotamento
A AT&T avalia que "a explosiva demanda de telecomunicações de alta velocidade" entre a América e essa região européia praticamente esgotou a capacidade do segmento Estados Unidos-Europa da rede de cabos Columbus 2ª.

Texto Anterior: Documentos confirmam o financiamento
Próximo Texto: Rocca deixa o Mappin e vai para o Finasa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.