São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo de energia cresce 8,4% no país

Aumento ocorreu em janeiro e fevereiro

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nos dois primeiros meses deste ano o país registrou aumento de 8,4% no consumo de energia elétrica. O aumento do consumo tem sido constante desde o Plano Real.
Os 8,4% de janeiro e fevereiro são maiores que os 6% registrados no mesmo período do ano passado. O percentual vale tanto para residências quanto para a área industrial.
A informação foi divulgada ontem pelo ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito. O ministro esteve no Rio para lançar o primeiro edital de aquisição de equipamentos para a construção da linha de transmissão Norte-Sul.
A construção da linha, anuncia da desde 1995, será, segundo o governo, a principal contribuição para o aumento na geração de energia. Ela interligará os sistemas elétricos das regiões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste/Centro-Oeste.
Os recursos para a construção estão orçados em R$ 738 milhões. O governo busca financiamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), da ordem de R$ 300 milhões, e ao Eximbanc (Japão), no mesmo valor.
O governo arcará com o restante. A obra deverá ser iniciada em setembro e concluída em dezembro de 1988.
Uma vez pronta, permitirá a transferência de energia entre os sistemas. Serão 1.270 km ligando a subestação de Imperatriz (Maranhão) à de Samambaia (Brasília).
Além da linha de transmissão Norte-Sul, o governo espera atender à demanda com a interligação de energia entre os países do Mercosul. No dia 6 de maio será lançado o edital para o programa de integração energética Brasil-Argentina será lançado.
"Aí sim poderá haver um fator de limitação de preços, porque vamos mandar energia para lá e receber, até para fazermos algum tipo de concorrência com o setor privado", avaliou o presidente da Ele trobrás, Firmino Sampaio.
O edital prevê a compra de energia da Argentina e construção de uma subestação, que será integrada ao patrimônio brasileiro. O Brasil arca com a construção de sua linha de transmissão, de 375 km.

Texto Anterior: O software nacional
Próximo Texto: Intel anuncia lucros em dobro no início de 97; Marrocos cria banco junto com palestinos; Chile adota medidas para enfrentar seca; México investe na atração de turistas; Cavallo volta a denunciar "máfias"; Colômbia divulga lista de ricos e famosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.