São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ainda o melhor

MELCHIADES FILHO

Com a primeira fase de seu campeonato na semana derradeira, a NBA passa a brincar de balanço. Encarregou a mídia norte-americana de votar até domingo no melhor jogador do torneio.
Alguns pré-candidatos caíram fora do páreo devido a contusões, casos de Charles Barkley (Houston) e Shaquille O'Neal (LA Lakers).
Outros derraparam por indisciplina, como Shawn Kemp (Seattle), que, dizem, sofre problemas com o álcool.
A corrida pelo troféu está então restrita a dois atletas.
Homem-de-ferro (ficou fora de apenas quatro partidas em 12 anos de carreira), Karl Malone, 33, do Utah, surge como o super favorito.
O ala-pivô ocupa a vice-liderança no ranking dos cestinhas. É o sétimo em rebotes e pontaria. Segundo enquete nos EUA, possui cerca de 60% das intenções de voto.
Não a minha. Pelas razões a seguir, manteria Michael Jordan, 34, no trono.
1) Mesmo com a menor média desde sua temporada de calouro, o armador ainda comanda a artilharia da liga;
2) O Chicago cumpre campanha melhor do que o Utah;
3) Disputa uma conferência (Leste) mais equilibrada, com mais times fortes;
4) Jordan foi sobrecarregado nesse torneio. Dois de seus principais coadjuvantes, Toni Kukoc e Dennis Rodman, perderam 46 partidas;
5) A tática do Utah, com muitos corta-luzes, busca facilitar o acesso de seu astro à cesta. Já a do Chicago, o triângulo, visa o contrário, forçar o engajamento de todos no ataque -Jordan age como válvula de segurança.
Você pode achar sem graça homenagear de novo um jogador consagrado. Mas eleição não é rodízio de pizza. Ninguém é obrigado a variar.
*
Você permanece indeciso? A ESPN mostra hoje Malone em ação, contra o Phoenix. Amanhã, é a vez de Jordan encarar o Miami, na TNT.

Texto Anterior: O melhor dos alvis (se não fosse o contexto...)
Próximo Texto: Seleção 1; Seleção 2; Seleção 3
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.