São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura inútil

THALES DE MENEZES

A revista "Tennis Today" fez uma pesquisa que vai engordar a cultura inútil do mundo da raquete. Na enquete, os 70 tenistas consultados deveriam citar a canção, o filme e o livro que marcaram suas vidas.
Com as respostas na mão, a revista ainda teve a manha de rascunhar um perfil psicológico (sic!) dos atletas. É uma bobagem sem fim, mas, como quase todas as bobagens, é uma leitura divertida.
Começando pelo número um, Pete Sampras, que veio com respostas de um número um: "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, "O Poderoso Chefão", de Francis Coppola, e "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger.
O tenista optou por obras que são ícones de outras gerações -todas foram lançadas antes de Sampras nascer.
O livro de Salinger, sobre um adolescente enfastiado com o mundo, encontra eco em outros tenistas, como Lindsay Davenport, Gigi Fernandez, Todd Martin e Luke Jensen. Todos norte-americanos.
Já os europeus também têm um livro com boa cotação: o clássico "Dom Quixote" de Cervantes, citado por nove tenistas, entre eles quatro da armada espanhola Conchita Martínez, Alberto Costa, Félix Mantilla e Alex Corretja.
Como os tenistas são jovens, as escolhas recaem sobre obras recentes. O filme "Forrest Gump" é citado por 18 jogadores, incluindo Monica Seles e Marcelo Ríos.
Apesar de nem ter chegado aos 30, Jim Courier fez escolha clássicas, como o filme "Nasce uam Estrela" e a música "Hey Joe", com Jimi Hendrix.
Além de Cervantes, os campeões da pesquisa foram os Beatles (com quatro músicas que receberam 19 indicações) e o cineasta Steven Spielberg (três filmes e oito indicações).
Na categoria filme, Andre Agassi votou em "O Último Imperador", e não em "Amor Sem Fim", de sua Brooke.

Texto Anterior: De terno novo, cartola ainda anda em círculos
Próximo Texto: Brasileiros; Começar de novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.