São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os personagens

CAMILO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Conheça a seguir alguns dos principais personagens das vertentes Leste e Oeste do rap norte-americano.
Oeste
Tupac Shakur - Assassinado a tiros em setembro passado, estava no auge de sua carreira. Criado no Bronx nova-iorquino, mudou-se para a Costa Oeste. Lá, passou a integrar a turma da Death Row. Seu disco mais recente, "All Eyez on Me", foi disco de platina cinco vezes nos EUA.
Snoop Doggy Dogg - É a maior estrela do gangsta, com dois álbuns lançados. Foi absolvido no ano passado da acusação de ser cúmplice de um assassinato, num caso que mobilizou a opinião pública. Snoop neste ano foi condenado a três anos de liberdade vigiada e a gravar mensagens antiviolência, por causa de uma arma de fogo encontrada em seu carro em 93. Descoberto por Dr. Dre, gravava pela Death Row até 96, quando os dois se desentenderam.
Dr. Dre - O maior produtor de rap fez fama na Death Row, do qual era um dos sócios-fundadores, com seus próprios discos e suas produções para Snoop Doggy Dogg, Rage e Nate Dogg. Foi um dos inventores da fórmula musical "gangsta", baseada em levadas lânguidas e samples de funk dos anos 70. Deixou a Death Row para fundar uma nova gravadora, a Aftermath. Seu primeiro lançamento, "Dr. Dre Presents... The Aftermath", saiu em 96.
Marion "Suge" Knight - O todo-poderoso dono da Death Row. Preso no fim de fevereiro e condenado a três anos por envolvimento num assassinato. Sua condenação significa o fim da Death Row.
Leste
Sean "Puffy" Combs - Dono do selo Bad Boy Entertainment, de Nova York, que lançava os discos de Notorious B.I.G. Combs também produzia os discos de B.I.G. e recentemente se lançou como artista solo.
Notorious B.I.G. - Rapper também conhecido como Biggie Smalls. Foi assassinado a tiros em março. Seu disco póstumo, "Life After Death", encabeça a parada americana há três semanas.
(CR)

Texto Anterior: A guerra dos Rappers
Próximo Texto: Contracorrente prega a paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.