São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recursos de vídeo atraem no CompuAdd

ROSANE MINGHIM
ESPECIAL PARA A FOLHA

O computador CompuAdd C166 MMX é baseado no microprocessador Pentium de 166 Mhz utilizando a nova tecnologia MMX, que otimiza o processamento multimídia, usado na maioria das aplicações computacionais (veja texto anexo).
O equipamento testado tem aparência convencional. A placa principal traz quatro conectores de expansão tipo PCI e quatro tipo ISA.
A presença dos hoje obsoletos conectores ISA é importante para permitir a utilização de adaptadores existentes para esse padrão.
A tendência a médio prazo, entretanto, é a utilização exclusiva de conectores de expansão PCI.
Ponto forte
O ponto forte da configuração testada é o conjunto adaptador e monitor de vídeo. O tamanho de pixel (dot pitch) do monitor de vídeo é 0,25 mm, excelente para um monitor de 21 polegadas, aceitando telas de até 1.600 X 1.280 pontos.
O adaptador é baseado no chip set S3 (um bom acelerador de vídeo) e dispõe de 4 Mbytes de memória de vídeo (tipo VRAM), permitindo alta qualidade gráfica e bom desempenho, muito útil para as aplicações atuais, que são altamente baseadas em saída gráfica.
A configuração testada é bastante apropriada como estação de trabalho gráfica e multimídia, para aplicações com alta demanda desses recursos, como produção de vídeo, animação de objetos 3D, e projetos de engenharia.
Manuais
Os manuais não vieram com o microcomputador de teste (à exceção do manual do vídeo), razão pela qual a documentação não foi avaliada. Segundo o fabricante, há manuais da placa principal, placa de vídeo, monitor e kit multimídia. Eles estão sendo traduzidos para português.
O desempenho exibido durante os testes não revela a potencialidade da tecnologia MMX (vide quadro), porém é maior que outros computadores da sua classe. Em todos os testes, o CompuAdd desempenhou muito bem, e o vídeo de 21 polegadas se destacou.
A relação custo/benefício é boa. Na configuração testada, o monitor é responsável aproximadamente pela metade do preço. É a parte que menos se desgasta e que menos precisa de atualização. Em aplicações de alta demanda gráfica, um bom monitor é um investimento recomendável.

Texto Anterior: Feira de CAD/CAM; Traçadores gráficos; Antiguidades na rede; Cinto de utilidades; Mão livre; Radiologia
Próximo Texto: Falta soft para o MMX
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.