São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peru e Equador discutem fronteira

Reunião com FHC ocorre em Brasília

DA REDAÇÃO

Representantes do Equador e do Peru se encontraram pela primeira vez para discutir a demarcação de terras fronteiriças. Impasse fez com que os países entrassem em conflito no início de 1995.
O ministro das Relações Exteriores do Equador, José Ayala Lasso, e o chanceler interino do Peru, Jorge González, se reuniram a portas fechadas com o presidente Fernando Henrique Cardoso em Brasília. Mais tarde, inauguraram oficialmente as conversações no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
As delegações disseram que já há um acordo prévio sobre a agenda de discussões. "Chegamos a um entendimento sobre a matéria da ordem", disse Ayala Lasso.
Os conflitos recentes ocorrem devido a lacuna no protocolo do Rio de Janeiro, assinado em 1942. A legalidade do protocolo é questionada devido à não demarcação de um trecho fronteiriço de 78 km próximo à cordilheira do Condor.
O Brasil, EUA, Chile e Argentina são os garantes do protocolo. Em 1995, dezenas de peruanos e equatorianos morreram no conflito.

Texto Anterior: Saúde dos reféns em Lima melhora
Próximo Texto: Promotor mexicano encobriu tortura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.