São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aspas e sinais restringem busca

DA REPORTAGEM LOCAL

Encontrar a informação desejada em meio a milhões de documentos espalhados pelo mundo seria um tormento não fossem os programas de pesquisa.
São bancos de dados de referências dos endereços disponíveis na rede, com formas diferentes de cadastrar e procurar as informações.
O mais popular é o Yahoo! www.yahoo.com, um guia organizado por assunto. Quem quer pesquisar empresas de software, por exemplo, aciona a categoria Computadores, depois Software e depois Companies.
O sistema do Yahoo! é indicado para pesquisas amplas sem grandes riscos de perder o rumo.
Para encontrar o máximo de opções sobre um assunto específico ou uma personalidade, o AltaVista www.altavista.digital.com funciona melhor e é mais rápido na resposta.
Para uma pesquisa simples, em qualquer dos mecanismos de busca (veja lista nesta página), basta digitar a palavra e clicar Search. Aparecerá uma lista de opções e em que número são.
Se o assunto implica várias palavras, o programa buscará referências dos arquivos onde elas estão, mas em qualquer ordem.
Para receber o resultado na sequência exata das palavras, use aspas para fechar a frase -"Dragon Lore II", por exemplo.
Quando uma determinada palavra precisa aparecer no resultado, coloque o sinal de mais (+) antes da palavra.
Para as palavras que não devem aparecer no texto, coloque antes delas o sinal de menos (-).
Quando quiser as palavras que aparecem nos títulos das páginas, digite t: antes -t:Fulano Home Page. Para encontrar palavras nos endereços (URLs), digite u: antes.
Coloque um asterisco (*) depois da palavra, quando quiser encontrar referências ou palavras que comecem por ela -pedindo cap, por exemplo, pode-se chegar a capitain ou capital etc.

Texto Anterior: Softs ganham mais poder e concorrem com a TV
Próximo Texto: "Pushers" levam a informação ao micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.