São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mabou Mines lança montagem infantil

Grupo americano mostra lenda indiana

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Mabou Mines transformou a lenda indiana de "O Mahabharata" em uma história infantil que é contada com as mãos.
"Pootanah Moksha", primeiro espetáculo infantil do grupo norte-americano de teatro Mabou Mines, narra a origem do deus Krishna. A peça estréia hoje, às 15h, no Sesc Ipiranga.
Para contar a história, as atrizes em cena -a brasileira Cristina Mutarelli e a paquistanesa Bina Shariff- transformam a dança indiana mudras em situações, símbolos e personagens.
"Contamos a história com as mãos e com os olhos", afirma Cristina Mutarelli, que protagoniza o espetáculo.
A trilha sonora é executada ao vivo pelo norte-americano Mio Morales e cantada pela paulista Maria da Paixão.
Quem orquestrou e organizou a cena foi o diretor e um dos fundadores do grupo, Lee Breuer. Durante quase um ano, ele dirigiu separadamente as atrizes, e coordenou a composição das músicas. O elenco se encontrou há duas semanas no Brasil, para ensaiar e se conhecer. Enquanto o diretor viajava, Mutarelli ficou no Brasil, tendo aulas com Sonia Galvão. "Os movimentos de mudras são muito precisos. É uma expressão rica que prende a atenção."
O som usado no espetáculo é onomatopéico. Dessa forma, é armado o encadeamento da história. "É o oposto do desenho animado da TV. O espetáculo é introspectivo, busca a aproximação, o detalhe", disse a atriz.
O nome "Pootanah" significa diaba, que é a personagem que inicialmente mataria Krishna, se não se apaixonasse por ele. "Moksha" é iluminação, termo que refere ao seu lado bom.
"Se apaixonando por Krishna, Pootanah torna-se boa. Moral da história: todos nós temos um lado bom e ruim. A cultura oriental busca a harmonia entre os dois lados que todos temos", afirmou Mutarelli.

Peça: Pootanah Moksha
Direção: Lee Breuer
Elenco: Cristina Mutarelli, Bina Shariff, Maria da Paixão, Mio Morales
Quando: estréia hoje, às 15h; apresentações amanhã e dia 20, às 15h
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, tel. 011/273-1633)
Ingresso: gratuito

Texto Anterior: "Don Giovanni" volta em gravação histórica
Próximo Texto: Desfile reúne o melhor da moda mineira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.