São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA propõem adiar colônias

DA "FRANCE PRESSE"

Os EUA sugeriram a Israel que congele por seis meses a construção de assentamentos em territórios reivindicados por palestinos. É uma medida que aumenta o isolamento internacional de Binyamin Netanyahu, mas que é considerada insuficiente pelos árabes.
A proposta foi lançada pelo emissário americano na região, Dennis Ross, em uma conversa com Netanyahu ontem, antes que Ross voltasse aos EUA. É um esforço norte-americano de retomar o processo de paz, interrompido depois que Netanyahu ordenou a construção de 6.500 casas em Jerusalém oriental.
A rádio israelense noticiou a proposta, mas não indicou qual foi a resposta do premiê. O porta-voz dele, David Bar-Ilan, disse nada saber sobre o assunto.
Segundo Saeb Erakat, o negociador palestino, Ross propôs ao líder Iasser Arafat que aceite a construção do assentamento em Jerusalém oriental, área reivindicada como capital de um eventual Estado palestino, em troca da aplicação, por Israel, dos itens do acordo de concessão da autonomia ainda pendentes.
"Se Ross quer salvar o processo de paz, deve obter a revogação de medidas unilaterais e o fim da colonização em Jabal Abu Ghneim (o local das construções)", disse.

Texto Anterior: Promotora vai poupar Netanyahu, diz TV
Próximo Texto: Estradas e ferrovias param por causa de ameaças e bombas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.