São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997 |
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Trabalho analisa pré-escola
DA REPORTAGEM LOCAL A descentralização foi um passo importante para a democratização do acesso ao ensino pré-escolar de qualidade no Estado de São Paulo.Essa é uma das conclusões da dissertação de mestrado "Cem Anos de Pré-Escola Pública Paulista: a História de sua Expansão e Descentralização (1896-1996)" da professora Marci do Valle Brondi Andrade, 41, apresentada à Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (Universidade Estadual Paulista). A professora, que trabalhou durante 14 anos em pré-escolas e atualmente é delegada de ensino em Santa Cruz do Rio Pardo (interior de São Paulo), procurou resgatar a história da educação pré-escolar em São Paulo desde sua fundação até o centenário. "A significativa participação dos municípios no atendimento ao pré-escolar e o processo de municipalização são incluídos por representar passo fundamental para a democratização da pré-escola no Estado de São Paulo", afirma ela na introdução da dissertação. A pré-escola nasce no Estado de São Paulo como uma instituição revolucionária, uma nova concepção de ambiente escolar. "É adotada a co-educação dos sexos, um currículo e práticas cotidianas que reservam um espaço para o lúdico, com a introdução de jogos e brincadeiras." Em 1935, nasce a rede de ensino do município de São Paulo, com a criação dos parques infantis em bairros operários para atender os filhos de mães trabalhadoras. Segundo a professora, com a criação desses parques, um importante passo foi dado para a democratização da educação infantil. Hoje, a pré-escola ainda não alcança a todos, conclui, mas as iniciativas descentralizadoras foram fundamentais para a democratização do ensino pré-escolar. Texto Anterior: Política científica e Estado Próximo Texto: Consumidor de lazer não reclama direitos Índice |
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