São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aglomeração; Filas; Fumo; Horário; Saúde; Terror; Transporte; Violência; Vocabulário

Aglomeração - A melhor maneira de fugir das multidões que os ônibus despejam nos pontos turísticos é procurar horários alternativos. Por exemplo, não vá à abadia de Westminster pela manhã ou à igreja de St. Paul's à tarde.

Filas - Tão inevitáveis quanto o céu encoberto são as filas em Londres. Jamais fure uma delas. Os londrinos costumam ser gentis, mas podem mostrar que também já foram punks caso se sintam ultrajados.

Fumo - Ainda um tanto timidamente, bares, clubes, restaurantes e cinemas começam a fechar o cerco contra os fumantes. Se você quer um refúgio seguro para cultuar seu vício, entre em um pub.

Horário - Famosos pela pontualidade, os londrinos podem atrasar um pouco a abertura dos estabelecimentos, mas são implacáveis na hora de fechar. Informe-se sobre horários.

Saúde - Se, tomados os cuidados anteriores, você ainda tiver dores de cabeça ou problemas mais graves de saúde em Londres, lembre-se que o atendimento emergencial é gratuito nos prontos-socorros.

Terror - Evite deixar sua mala ou bolsa desacompanhadas. Além de escapar de um possível furto, você evita o risco de ser confundido com um militante do IRA querendo explodir a cidade.

Transporte - Se, apesar da mão de direção invertida, você insiste em alugar um carro em Londres, talvez a velocidade média de 18 km/h nos horários de pico e os raríssimos lugares para estacionar façam você mudar de idéia.

Violência - Turistas paulistanos e cariocas vão achar os índices de violência londrinos uma brincadeira. Mesmo assim, cuide da sua carteira em aglomerações e evite vielas desertas, especialmente à noite.

Vocabulário - Mesmo que seu inglês não seja suficiente para pedir um Big Mac, memorize três expressões que vão tornar os londrinos ainda mais receptivos, prestativos e pacientes. São elas "please" (por favor), "thank you" (obrigado) e "sorry" (desculpe-me).

Texto Anterior: Estação institui democracia da cor
Próximo Texto: Londrinos e turistas perdem disfarce nos parques
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.