São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mecanização tira 7,6 mil empregos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Este ano, mais 7.650 trabalhadores rurais ficarão sem emprego no Estado de São Paulo.
A conclusão é do estudo de demanda de força de trabalho agrícola da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgado na semana passada no último boletim Sensor Rural.
As culturas mais atingidas pela baixa dos preços e pela concorrência estrangeira são as principais responsáveis por essa situação.
Só o setor do trigo é responsável pela diminuição de 78,7% da demanda de mão de obra agrícola no Estado, seguido pelo algodão (32,5%) e pelo arroz (19,1%).
Segundo Otávio Basaldi, técnico da Seade, não só a diminuição das áreas cultivadas, mas também a crescente mecanização das colheitas está fechando postos de trabalho no campo.
No setor de frutas, algumas culturas conseguiram driblar a crise. Com um aumento de 1,2 ha para 2,4 ha de área cultivada, o pêssego deve empregar este ano mais 1.060 trabalhadores.
A produção de goiaba também aumentou, devendo absorver este ano mais 1.190 trabalhadores.
Segundo Basaldi, no entanto, o desemprego deve crescer no campo com o avanço da mecanização.

Texto Anterior: Redução do plantel eleva os preços
Próximo Texto: Cultura enfrenta riscos de seca e geadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.