São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia detém 101 sem-terra em Goiás

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA AGÊNCIA FOLHA

A Polícia Militar de Goiás deteve ontem 101 sem-terra em Itaberaí (90 km a noroeste de Goiânia, GO). Eles iriam se juntar a 350 famílias acampadas na fazenda Santa Rosa para impedir despejo programado para hoje.
O delegado Izidoro Francisco de Sá, de Itaberaí, disse que as pessoas detidas foram recrutadas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em acampamentos próximos.
Segundo ele, os sem-terra foram detidos e conduzidos em dois ônibus fretados de volta aos locais de origem. A ordem de despejo, determinada pelo juiz estadual Renan de Arimatéia Pereira, será cumprida pela PM.
O coordenador do MST em Brasília, Gilberto Portes, disse ontem que a fazenda é improdutiva. Ele afirmou que os sem-terra vão resistir a ação dos policiais militares.
O presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Nestor Fetter, afirmou que a ordem de despejo foi precipitada, porque está em curso uma nova vistoria na fazenda.
Nova marcha
Os sem-terra do Pontal do Paranapanema devem fazer, no início de julho, uma marcha até a capital paulista. O anúncio foi feito ontem pelo líder do MST José Rainha Jr..
A marcha deve chegar a São Paulo em 25 de julho, quando os sem-terra comemoram o Dia do Lavrador. Um ato no Vale do Anhangabaú encerrará a manifestação. Desta vez, serão convidadas entidades como a CUT e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para participar.

Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Mídia canadense aposta na reeleição do presidente FHC
Próximo Texto: Mídia canadense aposta na reeleição do presidente FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.