São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mídia canadense aposta na reeleição do presidente FHC

LUCAS FIGUEIREDO
ENVIADO ESPECIAL AO CANADÁ

A imprensa canadense aposta que o presidente FHC será reeleito no ano que vem em razão de sua popularidade por ter levado a inflação "ao chão".
Com chegada prevista na capital canadense, Ottawa, para as 17h de ontem, FHC é elogiado pelo maior jornal do país -"The Globe and Mail"- em uma reportagem de meia página, com chamada na capa, com o título "Marxista de formação que caiu no mercado".
Praticamente reeleito, segundo o jornal "Ottawa Citizen", FHC disse em entrevista ao concorrente "The Globe and Mail" que gosta de ser presidente do Brasil.
"Você gasta todo o dia tenso, muitos problemas para cuidar. (...) Eu me sinto bem aqui. Não tenho queixas. Mas eu não sei como me sentirei daqui a um ano e meio", disse FHC.
As duas reportagens sobre a visita de FHC ao Canadá elogiam o potencial econômico do Brasil e a condução política do presidente.
O "Ottawa Citizen" recorre ao lugar-comum e chama o Brasil de "um gigante adormecido que acordou".
O "The Globe and Mail" vai mais longe. "Ele lidera um país com tanta diversidade e riquezas naturais que tem potencial para ser um rival do Canadá e dos Estados Unidos como uma força nas Américas."
Para o "Ottawa Citizen", o Brasil é o "darling" (queridinho) dos mercados emergentes.
O "The Globe and Mail" ressalta o fato de Fernando Henrique ter tido uma formação de esquerda e estar governando com forças políticas de direita.
Cita que o outrora interlocutor do filósofo francês Jean Paul Satre "agora gasta grande parte de seu tempo falando com políticos de centro e de direita para manter sua coalizão no Congresso intacta".
"Identificado com idéias de esquerda, mas ostentando uma formação de elite", segundo o jornal, FHC é o "mais inusitado presidente líder que emerge na onda de democratização da América Latina".

LEIA MAIS sobre a viagen de FHC á pág. 3-3

Texto Anterior: Polícia detém 101 sem-terra em Goiás
Próximo Texto: Ato contra venda da Vale reúne 1,5 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.