São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Invenção surgiu no século 18

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro piano foi construído em 1726 pelo italiano Bartolomeo Cristofori (1655-1731). O novo instrumento procurava associar a extensão (número de notas) do cravo a um volume sonoro maior.
Foi pouco utilizado pelos grandes compositores do barroco. Só se popularizou nos últimos 30 anos do século 18, quando o cravo se tornou um "anacronismo".
Um piano possui em média 230 cordas e chega a ter 7.500 peças. Um Steinway de concerto pesa em torno de 700 quilos. As teclas de marfim, "politicamente incorretas" porque implicam sacrifício de elefantes, foram abandonadas pelas grandes marcas nos anos 50.
Há certos requintes de manutenção de um bom piano. Em seu primeiro ano de utilização, ele deve ser afinado quatro vezes e, nos anos seguintes, ao menos duas vezes. Franz Mohr foi o afinador do Steinway de Horowitz. Acompanhou o pianista e seu instrumento em todas suas turnês mundiais.

Texto Anterior: Os personagens
Próximo Texto: MIS revisa mito e real do Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.