São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milênio acaba no fim de 2000

DA REDAÇÃO

A virada do século provoca uma polêmica infindável. Afinal de contas, quando começa o terceiro milênio: 1º de janeiro de 2000 ou 1º de janeiro de 2001?
Pelo calendário Gregoriano, em uso atualmente, não há ano zero. Ou seja, os anos são contados a partir de um depois de Cristo. No caso, o século 1º iniciou-se no ano um e terminou no fim do ano 100.
Por esse raciocínio, então, o primeiro milênio, que começou em 1º de janeiro do ano um, terminou apenas em 31 de dezembro do ano 1000. De maneira similar, o final do segundo milênio será em 31 de dezembro de 2000, e não em 1999.
Um dos motivos para que não exista o ano zero no calendário gregoriano é que o conceito de número negativos só chegou à Europa a partir do século 16.
Nesse mesmo século, Joseph Justus Scaliger tentou resolver o mosaico de datas usando um sistema único, utilizando três ciclos de números, chamado de ciclo Juliano.
No século 18, foi desenvolvido o sistema astronômico, que considera um ano zero, designando o ano um (do nascimento de Cristo) com mais um.

Texto Anterior: Concurso avalia compositores
Próximo Texto: Timão diz que Parmalat mas não morde!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.