São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concurso avalia compositores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O compositor francês Henri Dutilleux é atualmente o único jurado em Tóquio do concurso original "Next Millenium Compositon Award" (Prêmio Composição do Próximo Milênio).
O prêmio é destinado a favorecer o surgimento de um compositor cuja música marque o próximo século.
Uma das particularidades do concurso, imaginado e organizado pelo compositor japonês Toru Takemitsu, que morreu em 1996, consiste exatamente no fato de requerer apenas um jurado, que terá a difícil tarefa de selecionar as melhores composições para grande orquestra.
Haverá três sessões nos próximos anos para designar o vencedor do prêmio. Depois da atual, com Dutilleux, tomarão a tarefa o húngaro Gyorgy Ligeti, em 1998, e o italiano Luciano Berio, em 1999.
Enviaram suas composições 72 candidatos, sendo que o mais velho tem 35 anos. Os maiores números de inscritos estão com os norte-americanos (17) e japoneses (15). O prêmio foi estipulado em 3 milhões de ienes (cerca de US$ 25 mil).

Texto Anterior: "Nada de tramóia com o Mickey"
Próximo Texto: Milênio acaba no fim de 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.