São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

Sem-terra planejam 'sacudir o Nordeste'

MST anuncia 'grandes ocupações' em julho

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O MST anunciou ontem em Recife (PE) que vai "sacudir o Nordeste" com as manifestações que planeja realizar em julho na região.
No dia 25 de julho, o movimento dos sem-terra vai comemorar o Dia do Trabalhador Rural e, de acordo com o líder dos sem-terra em Pernambuco, Jaime Amorim, "grandes ocupações" deverão ocorrer em vários Estados.
Segundo Amorim, a intenção do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) é fazer com que o governo agilize o processo de reforma agrária no Nordeste, região considerada "prioritária" pelo movimento desde 87 e onde se encontram "60% dos acampados no Brasil".
Até lá, afirmou, o movimento dos sem-terra pretende realizar invasões em áreas menores, como a que prepara para a próxima semana, num engenho da Zona da Mata pernambucana.
O nome da propriedade e o município onde está localizada foram mantidos em sigilo.
Recife
Em Recife, os sem-terra que invadiram há seis dias a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) decidiram ontem continuar no prédio.
Não houve definição sobre a principal reivindicação dos invasores. Eles querem a nomeação imediata do novo superintendente regional do órgão, há um mês administrado pelo adjunto, Constantino Ponzo.
"A escolha do novo superintendente é uma decisão política que foge da minha alçada", afirmou Ponzo.
O adjunto afirmou que não pretende "ainda" recorrer à Justiça ou à polícia para desocupar o Incra. "Prefiro negociar."
O movimento dos sem-terra reivindica também a vistoria de nove áreas invadidas este ano no Estado, a desapropriação de duas fazendas e a contratação de técnicos para assessorar os trabalhadores nos assentamentos.

Texto Anterior: O assentamento da General Motors
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.