São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
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Grupo lança no Reino Unido cenoura com sabor de chocolate

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

Já está à venda no Reino Unido uma linha especial de vegetais que inclui cenouras com sabor de chocolate. O objetivo é estimular o consumo de alimentos mais saudáveis por crianças.
O lançamento é patrocinado pela Campanha de Pesquisa sobre o Câncer. Estudos indicam que crianças que não comem vegetais têm mais chance de desenvolver a doença quando adultos.
Outros produtos da linha são couve-flor com sabor de queijo e cebola e milho com gosto de pizza.
Os produtos foram aprovados em testes feitos entre crianças. Um dos produtos rejeitados foi o chiclete de brócolis. "É uma experiência para mudar padrões de comportamento", disse Gordon McVie, autor da idéia.
"É uma iniciativa bem-humorada e meio maluca, mas de nenhuma maneira frívola."
McVie disse que sua iniciativa foi motivada por um estudo da Universidade de Strathclyde, segundo o qual as mães servem cada vez menos vegetais aos filhos, por causa da recusa destes em comê-los.
Segundo a pesquisa, Natal e Ano Novo são as únicas épocas do ano em que as crianças comem uma quantidade razoável de vegetais por causa da atmosfera festiva e apresentação atraente da comida.
A empresa Iceland, responsável pelo empacotamento e distribuição dos novos produtos, espera faturar US$ 850 mil nos próximos três meses. Os vegetais aromatizados para crianças custam cerca de 30% mais que o produto normal.
O chefe de cozinha Marco Pierre White, dono do restaurante que leva o seu nome perto do Hyde Park, em Londres, disse que esse tipo de produto vai "destruir os hábitos alimentares das crianças".
"Acho que é melhor subornar as crianças do que dar isso. Diga que elas podem ir ao parque se comerem a comida", afirmou.

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