São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 1997
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Prefeitura recua e vai pagar por fura-fila

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira linha do fura-fila não será mais construída com recursos da iniciativa privada.
Os cerca de R$ 60 milhões necessários para a implantação da linha Sacomã/Parque D. Pedro 2º vão sair dos cofres da prefeitura.
A mudança nos planos foi anunciada ontem pelo prefeito Celso Pitta, um dia depois de a Câmara Municipal aprovar o projeto de lei que autoriza a implantação do fura-fila em São Paulo.
O projeto aprovado ontem autoriza o Executivo a ceder para a iniciativa privada, por um período máximo de 15 anos, o direito de explorar as linhas.
Em troca, as empresas vão bancar a compra dos veículos e o sistema operacional, estimado também em R$ 60 milhões.
inicialmente, a Secretaria dos Transportes pretendia que a iniciativa privada bancasse todos os custos do sistema.
Por isso, a SPTrans (São Paulo Transportes, empresa que gerencia o transporte coletivo) queria que a concessão fosse por até 30 anos. Pitta, porém, modificou o projeto, rebaixando para 15 anos.
Técnicos da SPtrans dizem que esse prazo não é interessante para as empresas privadas. Elas não conseguiriam retorno financeiro para os investimentos.
Por esse motivo, segundo os técnicos, a prefeitura será obrigada a pagar as obras estruturais.
Investindo apenas nos veículos e no sistema operacional, a iniciativa privada conseguirá recuperar os custos em quatro anos de exploração. Depois disso, as empresas começarão a ter lucro.
Orçamento
O Orçamento municipal de 1997 prevê gastos de R$ 50 milhões com o fura-fila. Inicialmente, a prefeitura pretendia gastar R$ 300 milhões em 97, mas a Câmara modificou o Orçamento, rebaixando a possibilidade de gastos.
Segundo a assessoria de imprensa da SPtrans, a diferença entre o gasto previsto e o dinheiro disponível não será problema. Como as obras somente deverão ser iniciadas em setembro de 97, os custos seriam pagos em 1998.
Fura-fila é o apelido do VLP (Veículo Leve sobre Pneus). Principal promessa de campanha de Pitta, o fura-fila é um ônibus biarticulado que circula em vias elevadas ou no nível do solo.
O veículo vai circular em vias exclusivas (assim como o metrô), onde não há interferências de outros meios de transportes.
O VLP terá uma velocidade média de cerca de 30 quilômetros por hora. A velocidade máxima prevista é de 80 quilômetros por hora.
A prefeitura pretende construir uma rede básica com 105 km. O fura-fila será construído em vias onde existe uma demanda por transporte entre 13 mil e 35 mil passageiros por hora por sentido.

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