São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto deixa 4 feridos na França

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Quatro funcionários da Renault ficaram feridos durante um confronto com a polícia em Lille (norte da França) na manhã de ontem.
Os feridos faziam parte de um grupo de cerca de 300 manifestantes que se deslocou de Vilvorde (Bélgica) para Lille para falar com o prefeito da cidade.
Eles queriam discutir o fechamento da unidade de Vilvorde, previsto para o final de julho.
O prefeito de Lille, Pierre Mauroy, já foi primeiro ministro.
Os trabalhadores também começaram a atirar ovos contra os policiais e quebraram alguns vidros.
Os manifestantes retornaram para Vilvorde no final da tarde.
O anúncio do fechamento da fábrica da Renault, em fevereiro, causou uma greve de seis semanas, que terminou no último dia 14.
Em março, foi realizada em Vilvorde uma passeata que ficou conhecida como a primeira manifestação européia, por reunir pessoas de três países, Bélgica, França e Alemanha. Dois tribunais -um da França e outro da Bélgica- julgaram que o processo de fechamento foi irregular. A empresa recorreu e manteve a decisão.
O fechamento, que se deve a um programa de reestruturação da Renault, deve provocar a demissão de cerca de 3.000 empregados.
Trens
Uma greve dos fiscais praticamente paralisou o sistema ferroviário na França ontem.
Segundo avaliação do comando de greve, confirmada pela SNFC (empresa responsável pelo sistema ferroviário), apenas um terço da frota circulou em média.

Texto Anterior: Homens ocupam melhores postos no mercado
Próximo Texto: Mínimo subirá para R$ 120; reajuste perde para inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.