São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 1997 |
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Balé francês traz coreografias que marcaram o século 20 Companhia apresenta obra de Tchaikovsky segundo Balanchine ANA FRANCISCA PONZIO
Com o russo Balanchine, a técnica foi submetida a inversões, reacentuações e sequências inusitadas de passos que resultaram num dinamismo de movimentos até então inexplorado. Essa ampliação do vocabulário clássico também está presente na obra do tcheco Jiri Kylian, hoje diretor artístico do Nederlands Dans Theatre da Holanda. "Tema e Variações", de 1947, e "Pas-de-Deux Tchaikovsky", de 1960, revelam profunda afinidade entre Tchaikovsky e Balanchine, que usa de refinamento para fugir dos rótulos de melancolia e sentimentalismo atribuídos à obra do compositor russo. "Pas-de-Deux Tchaikovsky" foi criado quando Balanchine descobriu uma partitura complementar ao terceiro ato de "O Lago dos Cisnes", desconhecida até fins da década de 50. A partir dessa música, o coreógrafo criou uma peça desafiadora, que mistura virtuosismo e elegância. Tão prolífico quanto Balanchine, Kylian realizou sua "Sinfonia em Ré" ao som de Joseph Haydn em 1976. É uma preciosa e bem-humorada sátira dos estereótipos do balé clássico. Espetáculo: Ballet National de Nancy et de Lorraine Onde: Teatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/nº; tel. 011/ 222-8698) Quando: hoje, às 21h Quanto: de R$ 10 a R$ 80 Texto Anterior: Curador espanhol seleciona brasileiros Próximo Texto: Sandra de Sá lança CD no Tom Brasil Índice |
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