São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa relaciona acidentes com doença; Centro orienta planejamento familiar; Forma de aplicar vacina diminui custo; Livro ensina como ler um eletrocardiograma; USP faz pesquisa sobre surdez na infância; Cirurgia torácica terá congresso em SP; Risco de infarto diminui com estudo

JULIO ABRAMCZYK

Pesquisa relaciona acidentes com doença
Aproximadamente um terço dos acidentes fatais com motoristas idosos está relacionado com a doença de Alzheimer, sugere pesquisa do médico Matti Viitanen, da Finlândia, publicada na revista médica inglesa "The Lancet" do último dia 19.

Centro orienta planejamento familiar
O Centro Vergueiro de Atenção à Mulher em Saúde Reprodutiva (av. Vital Brasil, 1.490), dá orientação gratuita em planejamento familiar e métodos contraceptivos. Informações podem ser obtidas com Maria Luisa Eluf, tel. (011) 575-2452.

Forma de aplicar vacina diminui custo
A vacina contra a hepatite B aplicada pela via intradérmica tem menor custo operacional e a mesma resposta na prevenção da doença que a via intramuscular, observa a médica Raquel S. B. S. Boccato em sua tese de doutorado, aprovada na Unicamp.

Livro ensina como ler um eletrocardiograma
O livro "Eletrocardiografia - o normal e o patológico", do professor Iseu Gus, do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 156ª obra editada pelo Fundo Editorial Byk, ensina de forma didática a ler e, principalmente, a entender o eletrocardiograma.

USP faz pesquisa sobre surdez na infância
O Programa de Surdez da USP, coordenado por Ida Lichtig, está convidando pais e filhos de 3 a 5 anos com deficiência auditiva a participar de pesquisa visando melhorar a comunicação de crianças surdas na família e na sociedade. Informações tel. 818-7453.

Cirurgia torácica terá congresso em SP
No 6º Congresso Sul-Americano e 10º Brasileiro de Cirurgia Torácica, de 24 a 28 de maio, serão transmitidas do Hospital Samaritano para o auditório do Memorial da América Latina demonstrações da nova técnica de cirurgia torácica vídeo-assistida.

Risco de infarto diminui com estudo
O risco de infarto após episódios isolados de dor anginosa diminui de forma mais significativa em pacientes com maiores níveis de estudos do que em pessoas com curso primário apenas, concluiu pesquisa de Murray A. Mittleman, publicada nos "Archives of Internal Medicine".

E-mail julio@uol.com.br

Texto Anterior: Tratamento deve ser 'sob medida'
Próximo Texto: Livro vê como palacete ensinou SP a morar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.