São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tratamento deve ser 'sob medida'

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O tratamento mais moderno para esquizofrenia não fica restrito às medicações. Estratégias psicológicas e sociais são fundamentais para a melhor evolução do paciente.
O tratamento também não pode ser padronizado. Ele deve ser "desenhado" para cada paciente. Uma "prescrição" individual das atividades é um dos preceitos básicos dessa abordagem mais ampla.
A psicoterapia faz com que os esquizofrênicos tomem maior consciência da sua doença e os ajuda a lidar melhor com as dificuldades e limitações que enfrentam.
As abordagens sociais são fundamentais para reinserir o doente na sociedade e fazer com que ele desenvolva ou reaprenda habilidades para lidar com situações cotidianas. O trabalho com os familiares é outro ponto importante para melhorar o ambiente domiciliar.
As pessoas que convivem com a esquizofrenia devem entender que ela é uma doença incapacitante, crônica e que provoca um prejuízo importante no rendimento do doente. Os familiares devem se esforçar para reduzir o estresse dentro de casa e para tentar entender os limites que o esquizofrênico enfrenta. Ele não deixa de fazer suas atividades porque é "preguiçoso".
O esquizofrênico é uma pessoa com pouca iniciativa, pouca identidade social, contato afetivo precário, com perda da capacidade de trabalho e dos vínculos familiares.
Nesse contexto, ele deve ser entendido e estimulado. Não cobrado e exigido com expectativas que superam sua potencialidade.
(JB)

Texto Anterior: Causas ainda são um mistério
Próximo Texto: Pesquisa relaciona acidentes com doença; Centro orienta planejamento familiar; Forma de aplicar vacina diminui custo; Livro ensina como ler um eletrocardiograma; USP faz pesquisa sobre surdez na infância; Cirurgia torácica terá congresso em SP; Risco de infarto diminui com estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.