São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evite mandar pela Internet na última hora

DA REDAÇÃO

Acertar as contas com o Imposto de Renda fica cada vez mais fácil para quem dispõe de computador.
Neste ano, além de um programa melhorado, o contribuinte pessoa física com acesso à Internet está podendo se livrar das filas e do trânsito, entregando on line.
Apesar dessa facilidade, o contribuinte deve evitar o envio da declaração via Internet na última hora, pois é provável que haja um congestionamento de linhas.
O programa para fazer a transmissão da declaração pela Internet está disponível no endereço da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br). Fica desligado das 3h (madrugada) às 7h da manhã.
O ReceitaNet tem 312 Kbytes e funciona em micros com "Windows" versões 3.x, NT ou 95. Para ser transmitida, a declaração tem de estar em disquete.
O programa "IRPF97" está disponível em disquetes nas agências da Receita, no seu endereço na Internet e em provedores como o Universo Online.
Instalar o "IRPF97" é rápido. O próprio programa traz embutidas as instruções, todo o manual, vários níveis de ajuda e a melhor opção de formulário.
Dúvidas podem ser resolvidas deixando o cursor repousar sobre o item. Aparecerá um balão com explicações. Se não for suficiente, clique no campo da dúvida e, depois, no ícone de ajuda.
É difícil cometer erros usando o "IRPF97". Se acontecer, o programa aponta e se recusa a gerar a declaração. Na dúvida, acione o ícone Verificação de Pendências.
Quem optar por entregar a declaração em disquete terá de imprimir as duas vias do recibo.
Se sua opção for a Internet, o ReceitaNet protege seus dados com criptografia no trajeto até o computador da Receita.
Se você estiver com sua impressora ligada na hora da entrega on line, em poucos segundos o recibo virá para a impressão.
Economiza tempo quem já fez a declaração em disquete no ano passado. O programa identifica a existência da declaração anterior e oferece a opção de importar os dados para a atual.
Só não serão recuperadas as datas de nascimento. É que a versão anterior adotava o padrão americano de mês/dia/ano, e a atual utiliza o padrão dia/mês/ano.

Texto Anterior: Contribuinte de última hora passa domingo fazendo conta
Próximo Texto: Aposentado de 65 anos pode abater mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.